Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48387

Compartilhe esta página

Título: A percepção de professores diante da importância da educação emocional e seus benefícios para o processo ensino/aprendizagem
Autor(es): MANSO, Adriana Vicente Ferreira Torres
SOUSA, Rusti Ponte de
Palavras-chave: Educação Emocional; Educação Básica; Inteligência Emocional; Percepção
Data do documento: 27-Out-2022
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo investigar a percepção do professor diante da importância da educação emocional e seus benefícios para o processo ensino/aprendizagem. Questiona-se, aqui, qual é a perspectiva dos professores com relação à educação emocional e como eles acreditam que a educação emocional beneficia o processo ensino/aprendizagem. Este trabalho se restringe a um enfoque qualitativo e uma pesquisa exploratória. Tem-se por objetivos específicos identificar a perspectiva dos professores com relação à educação emocional e a influência da educação emocional para o processo de ensino/aprendizagem. A pesquisa evidencia que nem todos os professores participantes do estudo possuem uma perspectiva clara do que seja educação emocional. Dentre os que não possuem essa clareza, é possível destacar que há a compreensão de que a educação emocional se relaciona apenas com a capacidade de identificar e nomear as emoções, ou até mesmo como ferramenta de identificação de patologias psíquicas. E que mesmo com a falta de clareza sobre o que seja educação emocional, todos os entrevistados acreditam que ela contribui para a aprendizagem do aluno. Os participantes também percebem a necessidade de formação qualificada, repensando a formação dos professores e investindo em formação continuada. Concluímos que a docência, nos tempos atuais requer um maior domínio técnico e intelectual do professor, exigindo também um trabalho emocional. Percebemos ainda a necessidade de repensar a formação dos professores e que investir em formação continuada se mostra mais que necessário frente aos desafios emocionais que a educação traz.
Descrição: 10
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48387
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons